domingo, 30 de junho de 2013

Sobre o esporte de Malha

O Jogo da Malha ou Jogo de Malha é um desporto onde se lançam discos de metal em direção a um pino com a intenção de derrubá-lo e/ou deixar a malha o mais próximo possível deste pino.

ORIGEM
A Malha é um jogo de origem antiga. Sua prática é relatada desde que começaram a ferrar os cavalos do exército romano. Para ocupar as horas de lazer nos acampamentos, os soldados tiveram a ideia de aproveitar as ferraduras imprestáveis.

NO BRASIL
No Brasil, o Jogo da Malha, tanto como o de ferraduras, foi trazido por imigrantes portugueses. Documentos apontam que já no período colonial jogava-se malha em todo o país.

DINÂMICAS DO JOGO
NUMEROS DE JOGADORES
O jogo de malhas é praticado por equipes, de forma:
          Individual.
          Duplas.
          Quarteto ou turmas.

POSICIONAMENTO
          Se a disputa da partida for na modalidade individual, cada jogador ficará em uma cabeceira, havendo troca de cabeceira ao término da jogada.
          Se a partida for da modalidade dupla, os parceiros colocam-se cada um em uma cabeceira do campo, de modo a ficarem lado a lado com o adversário.
          Se a modalidade for quarteto ou turma, os parceiros colocam-se em duplas em cada cabeceira; juntamente com a dupla adversária



OBJETIVO
          O jogador ou os jogadores da equipe e seus adversários lançarão as malhas, procurando derrubar o pino da outra cabeceira e ou deixar a malha o mais próximo possível e assim sucessivamente.

PRINCIPAIS REGRAS
DURAÇÃO DA PARTIDA

          Nos jogos individuais serão efetuadas seis jogadas completas com arremessos de duas malhas em cada cabeceira num total de 24 malhas por cada atleta.
          Nos jogos de duplas e quartetos as partidas serão efetuadas em 12 jogadas completas de 24 malhas por atleta

ARREMESSOS 
A jogada de uma cabeceira será considerada completa quando todos os jogadores tiverem efetuado seus arremessos de um dos lados do campo, porém a jogada será completa totalmente, quando todos jogadores de uma e de outra cabeceira tiverem arremessado suas respectivas malhas num total de dezesseis malhas.


PONTUAÇÃO
·                    Serão consignados quatro pontos para a equipe cujo atleta arremessar a malha e esta atingir o pino no circulo existente na cabeceira oposta do campo , derrubando-o.
·                    Serão consignados dois pontos para cada malha que penetrar totalmente no circulo interno e ficar mais próxima do pino que a do adversário depois de concluída a jogada da cabeceira oposta.

MEDIDAS E DIMENSÕES

MALHAS:
Devem ter a forma de disco e ser confeccionadas em aço obedecendo as seguintes medidas:
·                    Diâmetro: 9 centímetros (mínimo) e 11 centímetros (máximo).
·                    Peso: 600 gramas (mínimo) e 800 gramas (máximo).
·                    Espessura do centro: 135 milímetros aproximadamente.




PINOS
Os pinos deverão ser de madeira ou material plástico , de forma cilíndrica e cônica com a ponta arredondada, com as seguintes medidas:
·                    Comprimento total: 18 centímetros.
·                    Diâmetro: 03 centímetros.
·                    Comprimento da parte cilíndrica: 13 centímetros a partir da base.
·                    Comprimento cônico: 5 centímetros partindo da parte superior da parte cilíndrica até o limite superior total do pino.
·                    Raio da ponta: 2,5 milímetros.
(Como a imagem a cima)
CAMPO DE JOGO
·                    O campo é retangular, devendo seu comprimento ser exatamente 36 metros e sua largura 2,50 metros (internos).
·                    O espaço para o arremesso do atleta terá o comprimento mínimo de 2 metros (interno).
·                    O comprimento mínimo total(externo) do campo é de 40,20 metros.
·                    Distância de pino a pino é de 34,30 metros.




Meu treino de malha:










FABIO JUNIOR MARTINS. 
JOGADOR DE MALHA 


Nenhum comentário:

Postar um comentário